SINFONIA
SAÍRA-DOURADINHA
Tangara cyanoventris
SINFONIA
SAÍRA-DOURADINHA
Tangara cyanoventris
A saíra-Douradinha é uma das aves mais coloridas e vibrantes da fauna brasileira. Ela é facilmente reconhecida por suas penas douradas brilhantes e multicoloridas, com a cabeça amarela, a fronte e a garganta negras, o peito azul, o dorso estriado de preto e amarelo e as bordas das asas e da cauda verdes, um vislumbre que se destaca em meio ao verde da Mata Atlântica
A Saíra-Douradinha possui cerca de 13,5 centímetros e pesa em torno de 20 gramas. Essa espécie é conhecida por suas habilidades acrobáticas, saltando de galho em galho e pendurando-se de cabeça para baixo para alcançar seus alimentos, que se constituem principalmente de frutas e alguns insetos. A espécie é um importante dispersora de sementes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade das florestas em que habita.
Ela vive em pequenos grupos, frequentemente associados a outras espécies de saíras. Tem em média 2 ninhadas por estação, com 3 ovos cada uma e Habita com abundância as regiões montanhosas do Nordeste e Sudeste do Brasil.