SINFONIA
SABIÁ-LARANJEIRA
Turdus rufiventris
SINFONIA
SABIÁ-LARANJEIRA
Turdus rufiventris
O Sabiá-Laranjeira é considerado uma das aves símbolos do Brasil e do estado de São Paulo, habitando o imaginário brasileiro em diversas manifestações artísticas e culturais. É um pássaro que encanta pela beleza de sua plumagem e pelo canto melodioso que se assemelha ao som de uma flauta, citado por vários poetas como o pássaro que canta o amor e a primavera.
O Sabiá-Laranjeira apresenta médio porte, com cerca de 20 a 25 cm de comprimento, tem uma plumagem parda, destacada pela cor vermelho-ferrugem, levemente alaranjada, e bico amarelo-escuro. Sua nutrição se compõe basicamente de insetos, larvas, minhocas e frutas.
É uma ave que convive bem com ambientes modificados pelo homem, seja no campo ou na cidade, sendo comum em bordas de florestas, parques, quintais e áreas urbanas arborizadas. Vive solitário ou aos pares, pulando no chão. O ninho é feito entre setembro e janeiro, geralmente em arbustos, árvores de folhagem densa ou em beirais de telhados.
O Sabiá-Laranjeira habita desde o Maranhão ao Rio Grande do Sul, é o sabiá mais conhecido do Sudeste. Migra para regiões mais quentes no inverno e é encontrado também na Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.